Como o André mesmo falou, esse vai ser o resumo do resumo do resumo da Cola da prova.
Industria Cultural
Segundo Adorno a Industria Cultural "impede a formação de individuos autonomos". Portanto perdemos nossa capacidade de pensar individualmente, somos influenciados diretamente, não temos mais autonomia nem em nossas idéias.
A cultura tornou-se mercadoria. A Industria Cultural oferece por toda parte bens culturais padronizados para satisfazer a todo e qualquer público. Por intermédio de um modo industrial de produção, obtém-se uma cultura de massa. A racionalidade técnica é a racionalidade da dominação e do poder sobre a sociciedade e os individuos. A cultura perde o seu papel filosofico -existencial, já que passa-se a dar valor quantitativo a esta.
Marcurse critico da cultura e da civilização burguesa tenta desmascarar as novas formas de dominação politica. Segundo ele ao invés do sistema nos libertar ele subjulga o individuo. Essa "sociedade unidimensional" anulou o espaço do pensamento crítico.
A informação não chega de forma proporcional nos países subdesenvolvidos e nos desenvolvidos há um certo desequilibrio. Não é mais Industria Cultural e sim industrias culturais. O desenvolvimento de cada sociedade especifica depende da evolução de suas estruturas internas e passa obrigatoriamente por etapas. O que se há hpje é o desenvolvimento do subdesenvolvimento. O capitalismo é uma "criação da desigualdade do mundo".
No Império Cultural há a troca desigual dos diversos produtos culturais. Imperialismo Cultural é definido como um conjuto de processos pelos quais uma sociedade é introduzida no sistema moderno mundial. Portanto para se adentrar no sistema moderno a sociedade tem que submeter aos valores e estruturas do centro dominante. Começa-se a pesquisar sobre os meios de comunicação causador, principal, do Impreialismo Cultural.
Resuminho bem mais ou menos, mas acho que o que importa é o que vai comigo pra prova né?
Bom é isso mesmo, Adeus Blog até o dia que eu decidir postar de novo ou tiver aula com o André!
Valeu, Foi Bom, Adeus!
quinta-feira, 21 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário